terça-feira, 30 de junho de 2009

O Evangelho é Supra cultural!

Aldeia Salto, 12 de junho de 2009.

Sexta-feira

“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”. (Salmos 19 : 1).

A cada dia mais fico encantada com a forma de como Deus é maravilhoso no tratamento com cada cultura. Temos a cada dia experimentado essa desafio de conhecer novas culturas e também de viver a realidade do evangelho acima do valor cultural e é realmente algo maravilhoso de se desfrutar.

Hoje fomos tomar banho de Rio, e realmente foi um bom tempo, mas tivemos aí nossa primeira surpresa em relação à Cultura, pois estávamos no Rio e chegaram alguns rapazes e por mais que falamos a eles que podiam entrar, nenhum deles entrou, ficaram aí por mais de 40 min e não entraram apenas quando chegaram algumas jovens aí eles entraram. Vimos que houve aí uma barreira que pode ser acima de tudo cultural. Mas perguntamos depois e soubemos que pode ter sido mais vergonha mesmo, timidez, pois é comum os homens tomarem banho junto com as mulheres sim. Apesar de me sentir bem extranha como se tivesse invadindo o espaço deles, passamos um bom tempo ali.

Pude ensinar a Ionata a lançar pedra sobre o rio, é muito divertido, descobrimos também que dizem que existia uma lenda de que se a mulher lançar a pedra no rio e essa fizer vários saltos será a quantidade de filhos que ela terá que assim for, então terei muitos filhos, pois minhas pedras davam muitos pulos. Risos.

A tarde recebemos a visita de esposa do Samurú que veio trazer um par de brincos pra mim e realmente fiquei feliz pois irei usar ele na apresentação em Palmas. Conversamos bastante e ela nos ensinou algumas palavras mais, ela tem se mostrado uma boa professora. Daí fui levar a Ionata pra caminhar e conhecer as aldeias que estão aqui em volta. Foi um bom tempo, e eu pude ir passando a ela mais alguns detalhes desta cultura que tanto nos surpreende a cada dia.

Hoje mais uma vez os rapazes vieram ensaiar e pudemos ouvir mais alguns hinos, tanto em Xerente como também em português. Após o ensaio ficamos conversando com o Samurú é sempre bom ouvir as história e experiência deles. Hoje vi um céu que nunca havia visto, estava maravilhoso, totalmente estrelado. Vimos com detalhe a lua linda bem como o cruzeiro do sul e outras constelações, isso me fascinada a cada dia mais. Fiquei até tarde terminando meu projeto pra apresentar na igreja em Palmas, pois amanhã viajo pra lá.

DESAFIO DE HOJE:

Viver o evangelho de maneira que possa resplandecer mostrando sua beleza que sobressai a cultura. E deste modo glorificar a Deus com harmonia entre os Akwén.

FRASE DO DIA:

“Ensina-me a cada dia mais viver debaixo da tua mão de poder”.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui em seu blog. Aproveito para convidar-lhe a conhecer também o meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra. Já estou seguindo o seu a partir de agora. Seus comentários também serão sempre bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Te espero lá.

    ResponderExcluir