quarta-feira, 17 de junho de 2009

A voz do XERENTE.

Aldeia Salto, 05 de junho de 2009.

Sexta-feira

“Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns”. I Coríntios 9 : 22


A cada dia vivido aqui me surpreendo ainda mais com a simplicidade do Xerente e a amabilidade de cada um, hoje recebi como de costume a visita de vários deles, e cada um quer contar um pouco da história deles. Creio que vou sair daqui uma doutora em cultura Xerente, o que me alegra muito visto que amo contar e ouvir histórias.

Tenho ficado meio que na espera de uma estratégia onde possa me interagir melhor com eles, principalmente entre as mulheres, e hoje aconteceu um fato engraçado. Resolvi sair e andar pela Aldeia, e saindo de casa me encontrei com uma índia que passava e ela me contou que um irmão da batista foi procurá-la pra que ela andasse comigo, mas como ela é da outra igreja ela não queria, mas como me encontrou de saída estava disposta a me ajudar andando na aldeia. Fiquei surpresa com a sinceridade dela, mas também com a prontidão a servir. Saímos então e ela me levou em algumas casas, e fui ainda conhecer o córrego que tem aqui próximo, como era de se esperar fiquei maravilhada com tamanha beleza. Realmente sinto-me privilegiada por estar desfrutando de uma natureza tão linda e tão viva como a que temos aqui.

Depois ela me levou pra casa do cacique, foi uma boa experiência, conversamos muito e ele começou a me contar várias histórias da cultura, realmente fico feliz em estar entre o meu povo, os contadores de história. Mas houve na conversa um momento onde glorifiquei a Deus, por sua mão poderosa, o Cacique me dizia de como o Pr. Rinaldo se identifica com eles, que “é mais índio que branco”, inclusive querendo ser sepultado entre eles. Deus, obrigada mesmo pelo privilégio de testemunhar milagres como este, de homens e mulheres que se entregaram por completo a obra, cumprindo o que se diz no texto de hoje.

À tarde fiz minha caminha e hoje fui pra fora da aldeia, fiquei encantada com a linda paisagem que encontramos aqui, o pôr-do-sol é lindíssimo, tirei várias fotos. E finalizei o dia com a visita de dois irmãos aqui da igreja que vieram preparar material para o ensino das crianças, pude compartilhar com eles a idéia de fazer KidsGames e eles gostaram, neste domingo já vou fazer alguns jogos entre as crianças da igreja pra que eles possam ir conhecendo devagar.


DESAFIO DE HOJE:

Não há como se calar diante do testemunho vivo do Pr. Rinaldo entre os Xerentes, ele realmente se fez voz para eles, e quero poder de alguma forma contribuir com eles neste tempo. Ouvi hoje vários sonhos e sei que Deus pode me usar. Então quero estar disposta Pai.

FRASE DO DIA:

“O homem tenta se esconder de Deus, na dureza do seu coração, ele diz ‘não há Deus’ mas a Natureza, esta aí pra anunciar em todas as suas formas e cores, que o Amor de Deus é pra todo aquele que invocar o nome do Senhor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário