terça-feira, 30 de junho de 2009

O Evangelho é Supra cultural!

Aldeia Salto, 12 de junho de 2009.

Sexta-feira

“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”. (Salmos 19 : 1).

A cada dia mais fico encantada com a forma de como Deus é maravilhoso no tratamento com cada cultura. Temos a cada dia experimentado essa desafio de conhecer novas culturas e também de viver a realidade do evangelho acima do valor cultural e é realmente algo maravilhoso de se desfrutar.

Hoje fomos tomar banho de Rio, e realmente foi um bom tempo, mas tivemos aí nossa primeira surpresa em relação à Cultura, pois estávamos no Rio e chegaram alguns rapazes e por mais que falamos a eles que podiam entrar, nenhum deles entrou, ficaram aí por mais de 40 min e não entraram apenas quando chegaram algumas jovens aí eles entraram. Vimos que houve aí uma barreira que pode ser acima de tudo cultural. Mas perguntamos depois e soubemos que pode ter sido mais vergonha mesmo, timidez, pois é comum os homens tomarem banho junto com as mulheres sim. Apesar de me sentir bem extranha como se tivesse invadindo o espaço deles, passamos um bom tempo ali.

Pude ensinar a Ionata a lançar pedra sobre o rio, é muito divertido, descobrimos também que dizem que existia uma lenda de que se a mulher lançar a pedra no rio e essa fizer vários saltos será a quantidade de filhos que ela terá que assim for, então terei muitos filhos, pois minhas pedras davam muitos pulos. Risos.

A tarde recebemos a visita de esposa do Samurú que veio trazer um par de brincos pra mim e realmente fiquei feliz pois irei usar ele na apresentação em Palmas. Conversamos bastante e ela nos ensinou algumas palavras mais, ela tem se mostrado uma boa professora. Daí fui levar a Ionata pra caminhar e conhecer as aldeias que estão aqui em volta. Foi um bom tempo, e eu pude ir passando a ela mais alguns detalhes desta cultura que tanto nos surpreende a cada dia.

Hoje mais uma vez os rapazes vieram ensaiar e pudemos ouvir mais alguns hinos, tanto em Xerente como também em português. Após o ensaio ficamos conversando com o Samurú é sempre bom ouvir as história e experiência deles. Hoje vi um céu que nunca havia visto, estava maravilhoso, totalmente estrelado. Vimos com detalhe a lua linda bem como o cruzeiro do sul e outras constelações, isso me fascinada a cada dia mais. Fiquei até tarde terminando meu projeto pra apresentar na igreja em Palmas, pois amanhã viajo pra lá.

DESAFIO DE HOJE:

Viver o evangelho de maneira que possa resplandecer mostrando sua beleza que sobressai a cultura. E deste modo glorificar a Deus com harmonia entre os Akwén.

FRASE DO DIA:

“Ensina-me a cada dia mais viver debaixo da tua mão de poder”.

É tempo de confiar e descansar!

Aldeia Salto, 11 de junho de 2009.

Quinta-feira

“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. Descansa no SENHOR, e espera nele”. (Salmo 37:5,7)

Todas as coisas hoje foram realmente diferente, Deus tem sido sobremaneira bondoso comigo. Hoje me preparei logo pela manhã pra receber o Pr. Rinaldo com a Ionata. Mas pra minha surpresa quem chegou primeiro foi o Silvino, tivemos um tempo muito bom de compartilhar do Evangelho, e também das necessidades do seu povo. Sinto-me cada dia mais responsável por levar esse povo comigo em oração. Obrigada Deus por momentos como este que podemos compartilhar como irmãos de nossas necessidades.

Depois das 11:00 chegou o Pr. Rinaldo com Ionata, foi muito bom mesmo ver eles e saber que agora o trabalho começa a ganhar um pouco mais de forma, digo um pou

co, pois creio que Deus já estava dando forma ao trabalho aqui, mesmo durante este tempo que fiquei sozinha vivendo entre eles e sua cultura dualista. Foi um bom tempo, visto que o Silvino ainda estava aqui e pode conhecer a Ionata e conversar um pouco. Silvino convidou-a para o jogo de futebol das mulheres as 16:00h e é claro que ela aceitou. Creio a chegada da Ionata vai dar um pouco mais de impulso no que se refere ao trabalho com esporte.

Após o almoço conversei com a Ionata colocando ela a par das principais características do trabalho aqui, de maneira que ela entenda parte do contexto onde estamos inseridas, digo parte porque creio que a o viver entre eles é que vai de fato nos dar compreensão melhor de tudo que se refere à cultura Akwén.

Depois decidimos sair um pouco antes do futebol, para que a Ionata conheça algo da Aldeia, fomos ao rio aqui perto, a Ionata gostou muito. Agora estamos nos programando pra poder ir amanhã tomar banho de rio.

No futebol foi bem divertido, embora eu não tenha ido, pois fiquei conversando com o Silvino, foi mais um tempo legal, ouvi muito da história deles, como família, vi algumas fotos de familiares. Enquanto isso Ionata jogava, mas infelizmente perdeu. Sempre nos deparamos com fatos engraçados, a Ionata perguntou a uma adolescente se ela falava português, e ela responde “NÃO” em português, nos rimos muito desse acontecido.

A noite alguns irmãos vieram ensaiar e foi incrível o que aconteceu, tinha cerca de 15 crianças por aqui, eles ficaram brincando lá fora, e vieram também alguns adolescentes. Infelizmente não conseguimos dar atenção pois estávamos cozinhando. Depois fomos conversar um pouco, mas eles já estavam terminar o ensaio e as crianças já tinham ido embora, ficamos com Samoru. A Ionata trouxe com ela os Kuti (sapos) de volta, tinham dois na cozinha, o Samuru matou e depois mais alguns no banheiro e pra finalizar um bem pequeno no nosso quarto, e este enquanto não tiramos eu não sosseguei, mas como já sei os guardiões vieram dar boas vindas a Ionata.

Depois de tanta aventura, não podia finalizar este dia deixando de agradecer ao Pai pelo seu cuidado neste tempo que estive só. É maravilhoso como em todo este tempo Deus foi Fiel, colocando famílias que se preocupasse comigo, de modo que na verdade nunca me senti só aqui. Obrigada mesmo PAI.

DESAFIO DE HOJE:

Buscar o encaixe correto pra nós como equipe aqui dentro da Aldeia. Vivendo de modo que nosso testemunho possa causar mais impacto que nossas palavras.

FRASE DO DIA:

“Vale a pena seguir confiado de que todas as coisas são dirigidas por Deus, não crendo assim que entre nós aqui, haja coincidências, há sim vontade soberana do Pai”.

Devemos nos lançar nas ondas profundas.

Aldeia Salto, 10 de junho de 2009.

Quarta-feira

“Eis sobre os montes os pés do que traz as boas novas, do que anuncia a paz!” (Naum 1 : 15)

Para quem conhece o nosso Deus, sabem

o que sinto ao dizer, que este foi um dia totalmente vivido as escuras. Comecei meu dia com a visita de uma irmã, que muito carinhosamente veio me dar um presente preparado por ela mesma, Era uma fruteira de artesanato. Fiquei realmente feliz. Depois fomos para a escola, visitar o Sopre. Vi muitas fotos, inclusive de um casamento Xerente, muito interessante, mas antes fui apresentada a todas as salas de aula e as crianças.

Depois cheguei em casa pra fazer almoço, mas logo ouvi ruídos do lado de fora e eram três crianças Akwén pra me visitar, foi muito engraçado, pois eu pedi a eles para voltar depois que estava ocupada, mas eles insistiram e foram entrando devagar. Ai resolvi deixar-los entrar e preparei alguns bolinhos de carne pra eles, mas aí tive uma idéia, pedi as duas meninas pra me ajudar, foi bem engraçado que a menor aceitou e enrolou todos os bolinhos, tipo disquinho. Fritei e comemos tudo, aí voltei a fazer almoço, mas o problema que estava fazendo apenas para mim e não pude compartilhar, pois era pouco, aí fui mostrar fotos e vídeos a eles.

Logo o menino foi embora, mas as duas meninas ficaram e só falava em Xerente todo o tempo, meu Deus que sensação horrível de impossibilidade, por fim fiquei muda. E minutos depois, elas me chamaram pra ir ao córrego e eu aceitei, foi muito bom, estava gelada a água, mas começamos a brincar e logo o corpo aqueceu, não posso negar que haviam momentos em que a correnteza era muito forte e dava pra assustar, mas sem esse desafio não há vitória por isso me lançava. Elas me ensinaram a fazer a pedra caminhar por sobre as águas, o engraçado é que me ensinaram sem dizer uma só palavra, é incrível como a linguagem é compreendida de forma corporal também. Depois do córrego elas se foram e eu enfim pude almoçar as 14:00h já estava azul de fome e ainda mais depois de quase uma hora de banho no córrego.

Mas tarde veio novamente a esposa do Valdomiro, pra me levar pra roça com ela, fui muito bom mesmo, é incrível como eles conhecem cada caminho, foram 4 crianças conosco e elas nem precisam ser orientadas, entravam nos lugares certos, mesmo tendo outras opções. Caminhamos bastante, vi a plantação de arroz, mandioca, macaxeira, buriti, etc. Ao ver o buriti deu saudade de casa. Tiramos muitas fotos, me diverti muito e eles também.

Na volta passei pela casa do Valdomiro e fiquei conversando muito e acabei descobrindo que as meninas que vieram aqui eram filhas deles, e o menino é sobrinho, filho do Sopre. Depois passei pela casa do cacique, pra avisar da chegada da Ionata.

A noite finalizamos com o culto. É muito bom estar entre eles. Hoje me lembrei muito da Analzira e de como Deus começou a 2 anos atrás esse processo de renuncia. Não seria possível estar aqui hoje desfrutando de tudo isso se eu não tivesse entendido como funciona o chamado de Deus. Obrigada mesmo Pai. Quero seguir sempre cumprindo a tua vontade, pois sei que ela é perfeita e agradável.

DESAFIO DE HOJE:

Diante de tudo que tenho vivido aqui, quero seguir sempre ouvindo claramente a Deus e não deixar as emoções falar mais forte. Por isso me dá sabedoria Deus pra administrar meus sentimentos.

FRASE DO DIA:

“Lance-se sobre Deus e deixe-se levar

pelas fortes ondas do propósito divino, e seus olhos se abrirão. Se você crê em Jesus, não deve passar todo o seu tempo deliciando-se nas águas tranqüilas da baía, mas sempre amarrado; você tem que atravessar a barra do porto, alcançar as águas profundas de Deus”. (Devocional “Tudo para Ele” - Pág. 126)

A família a serviço do Senhor.


Aldeia Salto, 09 de junho de 2009.

Terça-feira

“Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR”. (Salmo 128:4)


O dia hoje começou bem agitado, fui arrumar o boletim que ia enviar pra todos. Demorei bastante e com isso, quase me atrasei pra ir com o ônibus. Mas o Silvino veio me buscar e deu tudo certo, fomos em uma van de outra aldeia. Foi bom, pois fiquei exatamente na porta do Pr. Cláudio. Passei um dia super agradável lá com a família, pude ajudar em algumas coisas de computador, mas passei mais tempo enviando e lendo email.

Fiquei triste, pois não consegui enviar tudo que queria inclusive colocar nada no blog, e o fiz com a intenção de ser também um instrumento de divulgação do que esta passando por aqui, mas enfim, Deus sabe de todas as coisas e não perdi meu dia por isso, enviei apenas o informativo semanal o que já foi uma boa coisa, também pude usar o restante de meu tempo conversando muito com o casal, saímos pra comprar algumas coisas e eu fiz uma pequena compra. Também fiquei muito feliz ao ver fotos da Ester – filha da Ju e do Robson. E ainda ao receber o email da Priscy, nem respondi nenhum deles.

Entre os email que enviei, foi para o Euvaldo e ele me ligou confirmando que vou mesmo falar na SIBAPA. Obrigada Pai. Creio que vai ser mais uma boa oportunidade de poder não só anunciar o que o Senhor tem feito em minha vida, como também, levantando o meu sustento.

Na hora de vir embora, eu acabei perdendo o ônibus com os Akwén e aí vim com o Pr. Cláudio, ele me deixou na ponte, e eu acabei de vir sozinha, escureceu muito rápido, mas é incrível como o Senhor, me cobriu pra andar uns 2 km no escuro e sentindo uma legião de anjos ao meu redor. Obrigada mesmo Senhor, pelo teu cuidado intenso com minha vida.

Hoje li o email da Simone, eu ainda acredito que daria pra ela vir, mas preferi orar primeiro, antes de pronunciar qualquer coisa, e a Ionata, chega mesmo amanhã e volta no dia 20/07. Vi o itinerário de viagem dela. Ajuda-nos Senhor pra sermos de fato uma equipe aqui neste tempo.

Senti-me hoje muito bem também com o clima, pois todo o dia ficou nublado, e dei até um ar, bem distante de frio, que saudade do frio Pai. Falei tanto da América latina, que deu um aperto no coração. Por isso mais uma vez, eu te peço que controle toda minha vida, cada passo seja dirigido apenas por sua mão.

DESAFIO DE HOJE:

Conseguir organizar as idéias pra elaborar um projeto que atenda as necessidades deste povo teu Senhor. Comecei fazendo mas agora preciso descansar, mas preciso de sabedoria pra fazer algo que alcance o objetivo.

FRASE DO DIA:

“Família que ora unida, permanece unida glorificando a Deus em suas ações e com sua vida de forma geral”.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

“Surpreenda-me Senhor!”






Aldeia Salto, 08 de junho de 2009.

Segunda-feira

“Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer”. (Jeremias 18: 4)


Hoje foi um dia pra repensar todas as surpresas de Deus, como é gratificante estar neste momento exatamente onde Ele me quer, é esse o sentimento que tenho, pela manhã fiquei em casa e conversei bastante com Gudrun, mas depois que o Pr. Rinaldo se foi, fui ter meu tempo com Deus, e realmente o Pai, passou um filme diante de mim, há 2 anos eu fiz a oração mais louca da minha vida: Surpreenda-me Senhor”. Parece loucura, mas foi a escolha mais sábia que já tive em toda minha vida. Tenho visto a mão de Deus em cada detalhe. Em cada decisão destes últimos dois anos.

Após o almoço eu fui lavar roupa e chegou uma irmã pra andar comigo, fui muitoooo bom, andamos por duas casas fora da aldeia, e conversei bastante, também encontrei um casal de anciãos fazendo artesanato, achei muito interessante. A cada novo dia aqui me identifico ainda mais, com esse povo, eles amam contar histórias e conversar bastante, qualquer semelhança comigo não é mera coincidência é vontade Divina, dependência do Pai pra estar onde Ele o quer.

Depois das visitas, voltei pra casa e logo saí pra caminhar, fui pela estrada até chegar a outra aldeia, e ali encontrei o pessoal voltando da escola e voltei com o Silvino (pastor indígena daqui) e a esposa. Deus como é gostoso sair por estas matas e desfrutar desta natureza tão linda, em cada árvore, em cada nuvem eu sinto sua mão de artista. O pôr-do-sol nem falo mais, pois a cada dia faz um quadro novo pra mim. Obrigada mesmo Pai. Nem juntando todas as palavras que fazem parte de meu vocabulário, poderia dizer-te como meu coração é grato.

À noite o Silvino veio pra ter algumas aulas de informática, tenho ajudado ele com alguns trabalhos da escola, ele é professor na escola de ensino médio indígena. Foi um tempo bom, mas melhor ainda foi receber o telefonema do Pr. Rinaldo dizendo que a Ionata confirmou e chega no dia 10/06 mesmo. Que vontade sair saltando de alegria, não tenho dúvida de que este tempo aqui sozinha, Deus me ensinou e esta me ensinado muito, mas é difícil permanecer aqui sozinha, pois o Akwén tem uma cultura “dualista”, tudo fazem em dupla” assim vai ficar bem mais fácil, interagir com eles depois que a Ionata chegar, e o melhor ela fica até dia 20/07. Também tive aí uma notícia triste, a Simone não vêm mais. Me senti triste, pois foi com ela que tudo isso nasceu, mas Deus sabe de todas as coisas e também o momento exato de usar os vasos como Ele quer. Louvado seja o nome do Senhor!


DESAFIO DE HOJE:

Seguir vivendo cada dia na dependência do Senhor, surpreendida com o seu agir e o seu poder diante de tudo em minha vida.

FRASE DO DIA:

“Ser surpreendida por Deus é mais uma forma de viver pela fé, pois não se pode ser surpreendida, esperando Deus fazer aquilo que se anseio”

Este é o tempo?



Aldeia Salto, 07 de junho de 2009.

Domingo

“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel”. (Atos 9:15)

Meu Pai, como é gratificante te servir, isso não porque não há problemas, mas porque a melhor coisa que podemos viver é essa paz que excede todo entendimento. Agora terminamos nossas atividades de hoje e o sentimento de paz que tanto amo, esta no meu coração, hoje me vi feliz entre os Xerentes, pois nos últimos dias eu tenho sido muito feliz, mas de forma individual, não junto deles, e hoje pude ver a mão de Deus me usando, e sorrir junto deles, me fez muito feliz.

Não tenho dúvida do caminho a seguir aqui pra edificar essa igreja, o caminho é o esporte, pois eles amam e se envolvem por completo. Pela manhã tivemos um tempo de leitura da bíblia na língua Xerente, mas eu não pude ler ainda, é bem complexo pra mim. Mas desfrutei de ouvir. O Pr. Rinaldo também esteve presente, veio hoje pela manhã. Mas a tarde foi que me achei entre eles, depois do estudo pras crianças eu fiz dois jogos de KIDSGAMES e todos amaram, e aí ouvi a confirmação do que Deus tem me dado nestes dias, o Pr. Rinaldo me dizendo que é isso que falta aqui. Deus eu realmente vibrei com o entusiasmo destas crianças, e confirmo: “o esporte é uma linguagem universal!”

No culto noturno foi meu testemunho, foi muito bom poder me expressar a eles e contar parte do que o Senhor tem feito em mim, foi tudo muito resumido, pois tivemos a presença de um Akwén que estava afastado, e se reconciliou, foi bonito ouvir parte do testemunho, mas ainda me sinto impotente em relação à língua, mesmo sabendo que eles me entendem, sinto que não chega 100%. Mas creio Pai que tudo tem seu tempo. Recebi meu nome indígena: Sibacá di = garça branca.

Obrigada Pai, pois este dia foi totalmente novo pra mim. Cada sentimento, cada conversa, foi dirigida por Ti, sei que o Senhor esta fazendo muito aqui, acima de tudo no meu coração e quero estar pronta pra te dar uma resposta que não pode ser diferente de “Eis-me aqui, envia-me a mim”.

Não tenho dúvida de que este é o tempo que Deus separou para falar ao meu coração através deste povo. E de alguma maneira contribuir também pro crescimento deles, assim como entendemos que a reconciliação do Paulo é uma ferramenta chave pra o crescimento da igreja Akwén neste tempo, então usá-nos Senhor.


DESAFIO DE HOJE:

Cada experiência aqui vivida tem me ensinado que Deus tem uma estratégia correta pra alcançar cada povo, e não podemos ignorar os sinais do Pai nesta definição, aqui o Esporte é um sinal claro. Ajuda-me agora Senhor a sinalizar o evangelho com essa ferramenta.


FRASE DO DIA:

“Quando Deus quer fazer algo em nossa vida, ninguém pode dar volta”* Pr. Rinaldo.
* Falei essa frase em Xerente depois do meu Testemunho na igreja. Claro que não lembro nada mais, apenas repeti.

Alvo certo ou errado?

Aldeia Salto, 06 de junho de 2009.

Sábado


“Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3 : 14)

Muitas vezes gastamos nosso tempo correndo atrás de alvos pra nossa vida, e essa busca é algo correto e valoroso, o problema é que quanto mais vivo pra o Senhor, mais percebo o quanto nossos alvos são equivocados, descubro que preciso de tão pouco pra ser “Feliz”. Hoje tive um dia bem diferente, pela manhã acabei ficando em casa, mas após o almoço começaram as aventuras, fui pra Aldeia Recanto, pra um torneio de Futebol, pensei que íamos caminhando, mas conseguimos carona, o que foi bom, pois o Sol estava forte.

Mas não poderia deixar de citar um ocorrido hoje no caminho da casa do Silvino, havia algumas crianças brincando no curral aqui próximo a casa, e quando passei começaram a gritar: “OI, OI”. Eu comecei a rir muito e elas só pararam de falar quando eu virei a rua, é sempre bom, ver que a semente esta ficando, o diálogo está começando.

Ao chegar ali com a família do Silvino, vi uma Aldeia com um pouco menos de infra-estrutura, que esta, mas cheia de pessoas que ainda sem me conhecer se preocuparam em me dar o seu melhor. Foi bem interessante, ver como o futebol tem uma boa aceitação entre eles, inclusive entre as mulheres, pois elas são a torcida fiel, e infelizmente por falta de tempo da organização, não tiveram um torneio feminino, mas todas estavam aí, me perguntando se eu jogo futebol também. Mas percebo no geral que a mulher Akwén é tímida. Não conversamos muito, pois apenas me respondiam o que eu perguntava, mas algo incomodou a todas, quando uma me perguntou a minha idade e se ainda não sou casada. É incrível como todas elas me olharam admiradas, isso porque em geral elas se casam bem novinhas e tem logo filhos. Após o jogo, viemos embora caminhando, é bem perto, mas como não dar risada do senso de humor de Deus. Estava tudo muito certinho, e ali estava o desafio, pra chegar aqui no caminho temos que atravessar um rio caminhando, fui bem diferente e ao mesmo tempo divertido ver como eles se lançam no córrego, as crianças então, vão realmente com sede ao pote. Molhei-me toda, pois não sabia deste detalhe, mas foi bem divertido.

Cheguei a casa e pensei que já ia encontrar Pr. Rinaldo, mas pra minha tristeza não tinha ninguém a não ser um sapo que ficou vigiando o banheiro. Fiquei bem triste mesmo, pois achei que eles viriam hoje e pela manhã até falei com ele e entendi que viriam, mas enfim será apenas mais um dia dos muitos que estarei sozinha, depois de espantar o sapo, (quase 40 min.) pude tomar meu banho e colocar algumas coisas em ordem. Como o material dos jogos.

Sou grata a Deus por este dia, e por mais uma vez me mostrar o verdadeiro valor de nossa vida, de como precisamos de tão pouco pra viver e ser benção as pessoas que nos cercam.

DESAFIO DE HOJE:

Sei que há coisas que são importantes a nossa vida, mas quero cada dia mais me preocupar com os valores verdadeiros, ajuda-me Senhor pra ver o valor de cada pessoa que colocar em meu caminho.

FRASE DO DIA:


“Dá-nos Pai, a cada dia mais discernimento para conseguir viver a meta de vida que tens pra nós”.

A voz do XERENTE.

Aldeia Salto, 05 de junho de 2009.

Sexta-feira

“Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns”. I Coríntios 9 : 22


A cada dia vivido aqui me surpreendo ainda mais com a simplicidade do Xerente e a amabilidade de cada um, hoje recebi como de costume a visita de vários deles, e cada um quer contar um pouco da história deles. Creio que vou sair daqui uma doutora em cultura Xerente, o que me alegra muito visto que amo contar e ouvir histórias.

Tenho ficado meio que na espera de uma estratégia onde possa me interagir melhor com eles, principalmente entre as mulheres, e hoje aconteceu um fato engraçado. Resolvi sair e andar pela Aldeia, e saindo de casa me encontrei com uma índia que passava e ela me contou que um irmão da batista foi procurá-la pra que ela andasse comigo, mas como ela é da outra igreja ela não queria, mas como me encontrou de saída estava disposta a me ajudar andando na aldeia. Fiquei surpresa com a sinceridade dela, mas também com a prontidão a servir. Saímos então e ela me levou em algumas casas, e fui ainda conhecer o córrego que tem aqui próximo, como era de se esperar fiquei maravilhada com tamanha beleza. Realmente sinto-me privilegiada por estar desfrutando de uma natureza tão linda e tão viva como a que temos aqui.

Depois ela me levou pra casa do cacique, foi uma boa experiência, conversamos muito e ele começou a me contar várias histórias da cultura, realmente fico feliz em estar entre o meu povo, os contadores de história. Mas houve na conversa um momento onde glorifiquei a Deus, por sua mão poderosa, o Cacique me dizia de como o Pr. Rinaldo se identifica com eles, que “é mais índio que branco”, inclusive querendo ser sepultado entre eles. Deus, obrigada mesmo pelo privilégio de testemunhar milagres como este, de homens e mulheres que se entregaram por completo a obra, cumprindo o que se diz no texto de hoje.

À tarde fiz minha caminha e hoje fui pra fora da aldeia, fiquei encantada com a linda paisagem que encontramos aqui, o pôr-do-sol é lindíssimo, tirei várias fotos. E finalizei o dia com a visita de dois irmãos aqui da igreja que vieram preparar material para o ensino das crianças, pude compartilhar com eles a idéia de fazer KidsGames e eles gostaram, neste domingo já vou fazer alguns jogos entre as crianças da igreja pra que eles possam ir conhecendo devagar.


DESAFIO DE HOJE:

Não há como se calar diante do testemunho vivo do Pr. Rinaldo entre os Xerentes, ele realmente se fez voz para eles, e quero poder de alguma forma contribuir com eles neste tempo. Ouvi hoje vários sonhos e sei que Deus pode me usar. Então quero estar disposta Pai.

FRASE DO DIA:

“O homem tenta se esconder de Deus, na dureza do seu coração, ele diz ‘não há Deus’ mas a Natureza, esta aí pra anunciar em todas as suas formas e cores, que o Amor de Deus é pra todo aquele que invocar o nome do Senhor"

Quanto vale uma alma AKWÉN.




Aldeia Salto, 04 de junho de 2009.

Quinta-feira

“Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. (Tiago 5: 20)

Foto: algumas fotos deles vestidos e bem caracterizados

Viver entre um povo e não saber quanto vale sua alma é realmente algo que infelizmente é a realidade de algumas pessoas, hoje foi à inquietação do meu coração, olhar para cada casa destas aqui na aldeia e me perguntar quando vale a alma de um Akwén (Xerente). Desde que aqui cheguei me deparei com um templo de uma determinada igreja, e confesso que fiquei surpresa com tamanha falta de adaptação diante da realidade, sua construção se destaca, pois é totalmente fora dos padrões de todas as outras construções. Sem contar na exigência de que o índio vista paletó e gravata, ou ainda que a índia use um véu. Tudo isso só me deixa a pensar se essas pessoas já entenderam o valor de uma alma XERENTE, pois me parece que estão mais preocupados com a doutrina, que com a salvação deste povo.

Aspectos como estes acima citados, fizeram-me hoje tirar o dia pra refletir na busca de estratégias pra me aproximar do povo, a cada segundo passado aqui, sinto ainda mais que eles valem muito pra Ti Senhor, sei que também morreste por eles... Passei toda a manhã pensando em como me aproximar de cada índio tanto aqui nesta aldeia como nas demais por onde ainda irei passar. Foram várias as estratégias que me vieram à mente, mas ainda estou orando e pedindo a Deus que abra as portas pra mim...

Hoje foi um dia bem tranqüilo, passei a manhã por aqui fazendo planejamento e ajudando com algumas aulas de informática, à tarde passei um bom tempo conversando com dois irmãos que vieram pra conversar, é incrível como eles gostam de conversar e contar suas histórias... E foi interessante ouvi-los exatamente falando sobre a outra igreja aqui implantada, em como as pessoas não se preocupam em aprender a sua linguagem e também em como lhes falta conhecimento bíblico. Veja aí mais uma vez o privilégio de podermos nos envolver com estes índios, e claro poder se fazer Xerente como é o caso do PR. Rinaldo, eles mesmo se orgulham de como ele é capaz de fazer até discurso em sua língua nativa. Louvado seja Deus.

Além de tirar o dia pra planejar, também dei início a minha jornada de caminhadas, preciso me cuidar, pois ainda quero ir longe glorificando a Deus com minha vida, diante de muitos povos... Foi muito interessante caminhar em volta do campo central da aldeia, enquanto as crianças brincavam, e eu falei várias vezes oi e elas só riam, mas na minha última volta, ganhei um “oi” coletivo, fiquei feliz. Também passei por uma situação engraçada, percebi hoje que a casa já tem donos pré-estabelecidos, os sapos... hoje passei o dia lutando com eles, tanto na cozinha como no banheiro. Só por Jesus mesmo que dá pra encarar essas disputas territoriais.

DESAFIO DE HOJE:

Quero descobrir o elo entre essa cultura e Deus, e claro poder alcançar o coração de cada um deles, preciso de persistência pra poder aprender algo da língua. E preciso ainda suportar a divisão da casa com os antigos inquilinos (sapos).

FRASE DO DIA:

“Precisamos do evangelho genuíno do amor, pois Jesus pagou um alto preço na cruz e nós nos perdemos entre nossas doutrinas, usos e costumes. Aquele Cruz valia mais que isso ” .

Só clamando vemos o impossível...


Aldeia Salto, 03 de junho de 2009.

Quarta-feira

“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”. Jeremias 33:3


Meu dia hoje foi bem corrido, despertamos bem cedo, imagina eu noturna que só... As 7:30 estava de pé e tomando café-da-manhã, e o coração já acelerado, pois era a hora de desfrutar dos planos de Deus pra este tempo, estando na Aldeia indígena...

Saímos as 9:00 para a Aldeia, conheci apenas de passagens Tocantínia, que lindo ver como Deus foi glorificado nesta cidade, há inclusive um monumento da cidade agradecendo pelos 60 anos de trabalho da JMN, Deus seja louvado, pela vida de tantos homens e mulheres que deram tudo de si, inclusive a vida, pra ver o nome de nosso Senhor ali glorificado.

E o momento esperado chegou, as 10:00, chegamos a Aldeia, bem diferente de tudo que pensava, encontrei casas de tijolo e também uma boa estrutura, mas fiquei feliz em ver que Deus tem sido Fiel e bondoso com meus irmãos indígenas também... na parte da manhã sentamos pra ver todos os ajustes da casa, e após um delicioso almoço, já em ritmo de aldeia, fui com Pr. Rinaldo fazer visitas Fui tudo muito bom mesmo... conheci muitas famílias que fazem parte da igreja e finalizamos com uma visita a Escola Indígena aqui.

Temos aqui muitas crianças e creio que o caminho a ser trabalho é este... depois que o Pr. Rinaldo se foi com Gudrun (esposa) fui dar uma boa faxina na casa e no templo e desfrutei ali de uma grande paz, que me deu alegria enorme em estar aqui. Quero dar meu melhor aqui Senhor me ajuda...

À noite participei ainda do Culto com os amados irmãos, meu Deus só pela graça de Deus, pois quase 90% do culto foi na língua nativa, meu Deus que desafio, quero aprender... mas foi muito lindo ver eles se manifestando diante de Deus em seu idioma... Muito obrigada Pai, por este tempo aqui.

DESAFIO DE HOJE:

Quero muito me comunicar com eles, pra alcançar seus corações e confiança... ajuda-me Senhor. Não sei o que precisará fazer, se abrir meus ouvidos, soltar minha língua, mas faça o que preciso for para que com meus lábios possa exaltar-te em Xerente.

FRASE DO DIA:

“Quando deixamos Cristo ser Senhor de nossas vidas, o amor ao perdido vai ser uma consequência natural e a identificação é apenas questão de tempo”.

Vale à pena DESCANSAR em Deus.

Miracema, 02 de junho de 2009.

Terça-feira

“Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria”. Salmo 126:1

Estou finalizando este dia, realmente com uma imensa gratidão a Ti meu Pai, como não dizer muito obrigada, por ver este sonho feito realidade. Depois de tanta espera de tantos rodeios, e porque não contar as lágrimas que vieram pelo caminho. Por isso pra mim, após tudo isso, chegar a Miracema hoje foi realmente algo que me fez crer ainda mais que vale a pena ser surpreendido por ti Senhor, vale a pena descansar quando o Senhor trabalha. Pois tudo que desfrutei neste dia foi fruto exatamente do teu agir...

Assisti hoje ao filme Peregrino, como é árduo o caminho, mas não há dúvida de que seguir o CAMINHO ainda é a melhor decisão pra quem quer ser surpreendido pelo Pai. Ajude-me Senhor a nunca me desviar do teu caminho, não vale à pena pegar atalhos, o preço é alto demais, por isso quero sempre seguir sendo Fiel a Ti.

Ao chegar aqui me encontrei com alguns índios Xerentes, pude conversar com eles, e ainda ouvir algumas de suas histórias, Como é bom poder sentar e ouvir as tantas histórias deles, me identifico tanto com eles quanto à necessidade de contar histórias... E pra completar o quadro perfeito do meu primeiro dia aqui com eles... No início da noite sentei pra ouvir as muitas histórias do Pr. Rinaldo e Gudrun, eles são um exemplo pra mim, 47 anos servindo o Senhor com suas vidas e impactando pessoas... Tudo isso só reforça em meu coração que vale a pena descansar em Ti e ver os teus planos sendo realizados em nossa vida. Obrigada mesmo Senhor!!! No fundo creio que achei minha descendência!!! Os contadores de histórias... rsrsrs!

Ao finalizar este dia entrego minha vida e desejos uma vez mais nas mãos do Senhor, pois sei que são grandes os desafios que me aguarda, o maior deles aqui será o trabalho com crianças, mas eu sei que não existe desafio grande demais quando estamos na dependência do nosso Senhor. E é neste lugar que creio que estou.

DESAFIO DE HOJE:

Aos ouvir as experiências do Pr. Rinaldo e Gudrun vejo com tanta clareza que vale a pena descansar o esboço de nossa história nas mãos do verdadeiro escritor (Deus). Assim não tenho dúvida que meu desafio aqui é confiar mais uma vez que Deus estará agindo em tudo que o meu futuro aguarda.


FRASE DO DIA:

“Ao sonhar tenha o cuidado apenas de colocá-lo nas mãos certas, pois assim vai poder ver a concretização deste sonho

sábado, 30 de maio de 2009

MORRI POR AMOR A CRISTO...


"Ele não é tolo em dar o que não consegue guardar em troca

de algo que ele não conseguirá perder". Jim Elliot (1927 - 1956)


Estou radiante, o tempo está correndo e já o sonho de estar entre os Xerentes já quase uma realidade, mas no fundo, como definir um sonho nascido no coração de Deus de algo passageiro, nascido de uma simples emoção...

Creio que nós como jovens somos muito propensos a julgar todas nossas emoções como sonhos que nasceram no coração do Pai. Como jovem eu não poderia criticar tal atitude, pois muitas vezes ela nos conduz realmente a desfrutar de sonhos de Deus. Mas não posso deixar de compartilhar aqui de maneira direta, como Deus tem trabalhado isso em mim...

Será que estamos de fato dispostos a morrer por amor a Cristo, morrer em nossos anseios como jovens, muitas vezes frases prontas como esta, são apenas jargões em nossos lábios, sem nenhuma motivação e força. Isso porque hoje os dias são maus, porém cheios de “oportunidades” pro jovem, aí morrer por amor a Cristo, passa a ser apenas uma paráfrase, sem sentido. Ou quem sabe uma frase que usamos tentando impressionar nosso grupo de amigos, pra mostrar coragem.

Diante de todas essas verdades, que se aplicam a minha vida, antes de tudo, não podemos deixar de nos avaliar diariamente, sabe, a frase pode ganhar vida em nós. Eu sinto que morri em muitos momentos, por amor a Cristo, morri quando deixei meus planos, pra viver os planos de Deus, morri quando decidi segui-lo ainda diante de situações de muita dor... Estando em outros países e vendo o consolo D’Ele alcançando minha casa. Morri quando deixei tantas coisas que amo, por amor a Ele, como minha cama, minha comodidade diária, pra viver uma vida de insegurança, mas de plena confiança Naquele que me chamou.

Vejo isso em minha vida, sempre sonhei em estar na América Latina, meu coração acelera ao escutar espanhol, mas ver hoje meu coração vibrando pelos indígenas, não significa que Deus mudou nada em mim, esta apenas acrescentando experiências que serão marcadas em minha vida.

Podemos sim fazer a diferença nesta geração, fazendo desta frase uma oração diária, diga a Cristo que queres morrer por amor a Ele, e quando Ele te colocar em alguma situação onde parece que nada é compreensível, não chore por chorar, chore glorificando Ele, pois mesmo sem entender, sabe que é Ele trabalhando em você...

Neste contexto não poderíamos deixar de lembrar a vida de alguns missionários que foram verdadeiros exemplos em diferentes tempos espalhados por todo o mundo... No ano de 1956 o jovem Jim Elliot liderou um grupo de “Radicais” com o objetivo de fazer a diferença na selva equatoriana, seguramente muitos de nós já escutamos a famosa frase acima, este reflete bem o que estes homens viveram ali, eles acreditavam que valia a pena morrer por amor a Cristo e através desta segurança aceitaram a diferença de levar o grande tesouro para os aucas, a fim de ver Cristo reinando ali.

Toda essa brilhante história que marcou a vida destes homens pode ser vista hoje através do filme “Terra Selvagem”, que nos traz a riqueza da vida destes homens que souberam aproveitar seus dias de vida e seu tempo para marcar uma geração de Radicais que hoje podem ser benção por onde passa.


Abrazos con cariño:

Sara Jane Rodrigues.


SINOPSE: “Um grupo de missionários cristãos viaja pelo Equador levando sua filosofia aos nativos até que se deparam com a tribo Woadani. Seus membros são conhecidos pela violência e pela sede de vingança com todos que invadem seus domínios. Quando o líder da Tribo, Mincayani, seqüestra cinco dos missionários e os condena a morte por acreditar que eles sejam canibais, os familiares dos cinco homens tentam salvá-los com armas poderosas: amor, sinceridade e perdão”.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

E eu que pensava que havia esquecido, todas essas coisas que um dia lhe pedi...



Autor: Jesus Adrian Romero / Autor: Jesus Adrián Romero
Titulo: Tienen Tu Color / Titulo: Têm Sua Cor


Y yo que pensaba que habias olvidado / E eu que pensava que havia esquecido
todas esas cosas que un dia te pedi /
todas essas coisas que um dia te pedi
todas las canciones que un dia te escribi. /
todas as canções que um dia te escrevi.
Y hoy me he dado cuenta que han estado alli /
E hoje me dei conta que estiveram aí
haciendo memoria delante de ti /
fazendo memória diante de ti
no te has olvidado, de lo que escribi. /
não se esqueceu, do que escrevi.
Pero me conoces y es tu decision /
Mas me conhece e é sua decisão
y a su tiempo me daras lo que es mejor. /
e ao seu tempo, me dará o que é melhor.

Todos mis anhelos tienen tu color / Todos meus desejos têm sua cor
tienen el latido de tu corazon / têm as batidas do seu coração
yo no quiero nada sin tu direccion. /
eu não quero nada sem sua direção.Todos mis anhelos son de ti señor / Todos meus desejos são teu Senhor
tienen tu cadencia, tienen tu pasion /
têm sua cadência, têm seu paixão
no me importa nada solo tu favor. /
não me importa nada somente seu favor.

Y yo que pensaba que habias olvidado / E eu que pensava que havias esquecido
todas esas cosas que un dia te pedi / todas essas coisas que um dia lhe pedi
todas las canciones que un dia te escribi. /
todas as canções que um dia lhe escrevi.
Y hoy me he dado cuenta que han estado alli / E hoje me dei conta que estiveram ali
haciendo memoria delante de ti /
fazendo memória diante de ti
no te has olvidado, de lo que escribi. /
não te esqueceste, do que escrevi.
Pero me conoces y es tu decision /
Mas me conhece e é sua decisão
y a su tiempo me daras lo que es mejor. /
e ao seu tempo, me dará o que é melhor.

Todos mis anhelos tienen tu color /
Todos meus desejos têm sua cor
tienen el latido de tu corazon /
têm as batidas do seu coração
yo no quiero nada sin tu direccion. /
eu não quero nada sem sua direção.
Todos mis anhelos son de ti señor /
Todos meus desejos são de ti senhor
tienen tu cadencia, tienen tu pasion /
têm sua cadência, têm sua paixão
no me importa nada solo tu favor. /
não me importa nada, somente o seu favor.

No me importa nada solo tu favor... /
Não me importa nada somente o seu favor...




quarta-feira, 27 de maio de 2009

Quero seguir esperando em Ti

" ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor". Salmo 40:1

Hoje quero colocar a letra desta música que nos últimos dias tem falado muito ao meu coração, pois entendo que é exatamente o que quero fazer... seguir esperando em Deus, apesar de tudo que acontece a minha volta quero apenas descansar nos braços do Pai.

Artista: Johm Walter

Música: While I'm Waiting White I’m

Estou esperando

Estou esperando em Ti, Senhor

E estou esperançoso

Espero em Ti, Senhor

Embora seja muito doloroso

Pacientemente eu esperei

Vou seguir em frente, corajoso e confiante

Dando cada passo em obediência

Enquanto espero, Eu te servirei

Enquanto espero, Eu te adorarei

Enquanto espero, Não vou me abater

Vou prosseguir nesta jornada

Mesmo enquanto espero

Estou esperando

Estou esperando em Ti, Senhor

E estou sereno

Estou esperando em Ti, Senhor

Embora não seja fácil

Fielmente eu esperarei

Sim, eu esperarei

Vou seguir em frente, corajoso e confiante

Dando cada passo em obediência

Enquanto espero, Eu te servirei

Enquanto espero, Eu te adorarei

Enquanto espero, Não vou me abater

Vou prosseguir nesta jornada

Mesmo enquanto espero

Vou seguir em frente, corajoso e confiante

Dando cada passo em obediência

Enquanto espero, Eu te servirei

Enquanto espero, Eu te adorarei

Enquanto espero, Não vou me abater

Eu te servirei, enquanto espero

Eu te adorarei, enquanto espero

Eu te servirei, enquanto espero

Eu te adorarei enquanto espero em Ti, Senhor

sábado, 23 de maio de 2009

Deus continua a procura do homens e mulheres que façam a diferença...


"E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?". Gênesis 3:9

Foi neste contexto em que nasceu Missões, com o desejo de Deus de resgatar o homem... Deus sabia onde estava o homem. Como o sabe em nossos dias, mas o que Deus queria nos ensinar é que precisamos sair a brocura do homem pecador, pois ele por si só não tera forças pra buscar a face do Pai.

Devemos esperar de Deus uma porção de misericórdia, pra sair da nossa zona de conforto, a fim de alcançar o pecador que vive se escondendo de Deus, seja nos jogos, nos vícios, em seu próprio entendimento, tudo chama a atenção do homeme aí fica fácil perder o foco de seguir a Deus. Mas se o Pai encontrar pessoas que realmente esperam ser como o barro na mão do oleiro, estou convencida de que vamos fazer a diferença em meio a nossa geração, pois o exemplo arrasta.

Meu desejo é que Deus nos deperte pra realidade a fim de buscar e salvar o que se havia perdido, que encontremos em Deus, motivação nescessária pra cada novo dia, sair em busca daqueles que perdidos estão. Quando aprendermos amar o pecador, vamos aprender a apresentar-lhe o Cristo Vivo que ressucitou... e não nos perderemos em meio a tantas doutrinas que muitas vezes nos afastam de Deus...

Sejamos servos (as) que fazem a diferença por onde passam fica a marca do oleiro que tão bem trabalha pra ter um excelente trabalho final, como vaso de honra...

Abrazos con cariño:
Sara Jane

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Quando os sonhos de Deus são maiores...


"As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam". I Coríntios 2:9


Assim creio que são os planos de Deus, olhos não viram, nem ouvidos perceberam, o que Deus prepara para nós que amamos a Ele. Podemos também definir estas "coisas" como sonhos de Deus, há momentos em que eles são muito claros, mas na grande maioria das vezes, essas coisas são apenas mais uma peça de um grande quebra cabeça.

Não é fácil, deixar nossos planos, nossos sonhos, valores que se apresentam como a melhor possibilidade pra esse momento, pra confiar nos sonhos de Deus, que nem sempre são claros... mas ao longo de minha vida, tenho visto em minha própria experiência que vale a pena confiar nestes sonhos, ainda que se apresentem como uma gota d'agua perdido no meio do oceano. Ás vezes esses sonhos estão muito claros, e fica fácil ver a grandeza e perfeição da vontade soberana de nosso Pai, Mas em outros casos, não sentimos nem o chão que nos rodeia e aí a fé tem que entrar em ação. Deixando que a Paz de Deus que excede todo entendimento, seja o referêncial em nossas vidas.

Com certeza todos nós passamos por momentos onde a fé, não nos dá sustentabilidade suficiente pra seguir de olhos fechados, mas e aí onde o agir de Deus, se faz presente e conseguimos ver que os sonhos de Deus são maiores que os nossos, vale a pena, deixar Deus escrever a história. Mesmo quando um lágrima insiste em deixar marcas de dúvida em nossa face, vale a pena confiar e descansar que o fim da história, vai justificar todo o meio, cada ação e cada personagem são exenciais pra poder ver a Mão de Deus, escrevndo mais uma história...

Eu não sei o que vai estar escrito em 1 ou 20 anos mais, porém estou segura de que em minha vida, cada linha tenha apenas a Mão do Mestre guiando tudo, cada ponto final, cada vírgula, cada novo paragráfo tem uma única finalidade, ver se cumprir os Sonhos e os planos de Deus em minha vida. Sonhos que são maiores que os meus.

Abrazos con cariño:
Sara Jane